09 julho 2014

Vai nessa força, Brasil!

Passamos por várias fases em uma perda, a fase do susto, surpresa, o tal estado de choque,  e a raiva na tentativa de encontrar um responsável por aquela perda.
Para superarmos uma perda o caminho é encarar o fato, extravasar os sentimentos que tal perda possa ter trazido de uma manera saudável, que nem nas redes sociais ocorreu onde alguns optaram para as piadas. Mas, com você e comigo podemos mergulhar nestes sentimentos, permitir-se senti-los em sua totalidade, levantar a cabeca e seguir em frente.
Fazendo a comparacao disso com nossas vidas a dinâmica é a mesma, o nosso cérebro precisa processar o ocorrido e, tentar fugir e evitar tais sentimentos levantados diante de uma perda, só lhe trará uma dor prolongada, desnecessária e extremamente prejudicial a sua vida e saúde.
Em meus olhos de leiga eu diria que a Alemanha não está forte como todos mencionam, uma vez que ela teve dificuldades para vencer o jogo contra Gana, e só ganhou da Argélia na prorrogacao.
teve uma partida também surpreendente contra Portugal, e ai chego onde desejo chamar a sua atencao.
Basicamente Brasil e Portugal, sao países que estao passando por desajustes financeiros e políticos, sao também países que em uma maioria coloca o coração na chuteira e leva em seus jogos toda a carga emocional para dentro de campo,  e levam uma nação, e dor dessa nação em busca de alegrias, para dentro de campo. E é ai que em meu ponto de vista inicia todo o problema.

Como se explica o Ronaldo, o jogador Português, o melhor jogador futebol do mundo, em simplesmente nao jogar o que o fez receber tal título em campo? O que faz o time do Brasil que leva nas costas o saudosismo de ser 5 vezes campeoes, jogarem tao mal todas as suas partidas? Olhem para as reações psicológicas nítidas destes jogadores em campo, que veremos claramente a resposta para isso.
De novo diga o que quiser dizer os entendedores de futebol, mas para mim a Alemanha está ganhando seus jogos na copa, não simplesmente por terem grandes jogadores, pois grandes jogadores vimos em todos os países que vieram para esta copa, e com isso vimos partidas disputadíssimas e com muitas classificacoes na base das prorrogacoes, mas sim o que faz uma equipe ganhar é a energia, auto conhecimento e a capacidade de se manterem focados no que sabem fazer de melhor dentro de campo.
Vi um jogador Brasileiro das antigas que foi o jogador que substituiu o Pelé em um copa do mundo e que conseguiu fazer gol e ganharam a partida dizendo, enviando seu recado para quem fosse substituir o Neymar, ele disse algo assim “foque em você, tire da sua mente de que você irá substituir o Neymar, pense que você está indo em uma partida qualquer jogando em seu time, e que você esta lá por ser o bom profissional que é e dê o melhor de você, jogue o seu futebol”.
Ou seja, na receitinha dele o que ele disse nada mais foi que foque em você, foque em seu potencial, foque no que sabe fazer, jogue o seu futebol e nao leve o peso da camisa, substituição, pressão e cobranças do país em suas costas.
Atitude de profissionais bem preparados psicológicamente é: mesmo se errar em suas performances em grandes campeonatos é normal, o que não é normal é se entregar ao desespero e a perda sem mostrar e fazer o que realmente sabe.
Para terminar, me lembro do Michael Phelps em sua olimpíada onde se tornou o atleta que mais ganhou medalhas de ouro no mundo, se vocês olharem em todas as suas competicoes, quando ele entra para competicao ele sempre está com fones de ouvido, e ele só tira tal fone de ouvido segundos antes de entrar na água, o que é isso meus queridos? Ele se mantêm focado e até o último segundo, se mantendo imune às vibracoes de ansiedade e estresse dos demais competidores até o último segundo e faz isso ouvindo seus audios de ondas Binaurais acompanhado de música clássica com mensagens subliminais, para lhe manter centrado e preparado para fazer o que realmente sabe e treinou para fazer sem interferências alheias.
Tudo é energia. Nesta copa do mundo vimos um país dividido, onde uns estavam felizes por ser os acolhedores da partida e outros descontentes com o dinheiro público mal investido, e eu tiro o meu chapéu para todos da equipe Brasileira que mesmo dentre tantas energias contrárias conseguiu chegar entre os 4 melhores do mundo.
É dito que para acordarmos o mundo inteiro, precisaríamos somente algo em torno de 10.000 pessoas nesta vibracao, agora com isso percebam o grande mérito da selecao de terem conseguido chegar onde chegaram, sendo que em torno de 35% da populacao Brasileira estava contra a copa?
O peso que eles estavam carregando era realmente muito grande.
No mais, perda é perda, qual diferenca faria se você perdesse somente de um gol? A mais de 6 gols de diferenca é vexame, é humilhacao etc... e eu pergunto, é mesmo? Na prática eu diria que isso é até positivo por que quem sabe com este grande chacoalhao a CBF resolve começar a realmente reestruturar o futebol no país, um país onde o único interesse é criar profissionais para serem vendidos ao exterior?

Temos sim que parabenizar a todos os alemães , pois com isso calaremos as piadas de alguns, pois nao tem graça provocar alguém que se mostra indiferente ao ocorrido.  A piada acaba, e assim é na vida. Só existe briga quando 2 pessoas ou mais estão envolvidas.
Ou seja, chacoalhe seja qual for o sentimento e emocao que possa ter sentido, e siga com a sua vida, lembrando que, como diz a tatuagem do braço do Neymar, “tudo passa”. E indo além, tudo isso aqui é uma ilusao,
e se a dor é inevitável o sofrimento é opcao ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário