16 fevereiro 2016

Sabedoria, tô aqui!


Porque será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos com alguma cosia, com alguém, ou erramos de alguma forma? o mundo não acaba quando nos enganamos. Ele muda talvez de direção, mas para o nossos bem precisamos tirar proveito dos nossos erros.
As quedas fazem parte da vida e do nosso aprendizado que dói, dói, isso não posso negar. Dói no orgulho, principalmente, e quanto mais  gente envolvida, mais nosso orgulho dói.


O problema é que julgamos o mundo segundo  nossa  própria maneira de olhar e  esquecemos que existem milhões e milhões de olhares diferentes do nosso. Mas não está obrigatoriamente errado quem pensa diferente e nem obrigatoriamente certo. Todo mundo é capaz de tirar sua próprias conclusões sobre a vida e o mundo. As vezes acertamos, outras erramos. É normal. Então, numa discussão, numa briga, pare um segundo e pense: e se eu estiver errado?
Por orgulho, insegurança e até por ciumes, não vemos o lado do outro e, as vezes, nem queremos ver, e é porque tanta gente se mantem nessa posição que exite tanta desavença, guerra, separações. Ninguém cede e as pessoas acabam sozinhas. E do que adianta ter sempre razão, saber de tudo, se no fim o que nos resta é a tristeza, solidão? a vida é partilha e não há partilha sem humildade, sem generosidade, sem amor.
Quando fechamos nossa alma e nosso coração, nada entra.  E será que  conseguiremos nos bastar a nós mesmo? nós precisamos uns dos outros para aprender a viver, pra ser feliz.

O livro de provérbios diz em 1:5-6 : o sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido vai adquirir sábios conselhos.

Para seguir os  ensinamentos de provérbios e suas interpretações, as palavras dos Servos do Senhor e suas proposições, há 3 métodos: o primeiro por reflexão, que é o mais nobre; o Segundo por imitação que é o mais fácil; e o terceiro por experiencia que é o mais amargo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário