16 fevereiro 2014

Sem se importar

Querer algo sem se importar levará ao domínio das manifestações...

Mas, podemos atingir a um nível ainda mais alto quando dominarmos outro nível de não se importar.
Isto é um paradoxo, e é por isso que muitas pessoas acabam perdendo-o...
Aqui está o paradoxo da felicidade:

“Para ser feliz, você não deve se preocupar em ser feliz!"

quando penso nos momentos em minha vida onde estava realmente feliz... foi quando eu não me importava em ser feliz. Eu corria atrás da felicidade? Claro que não! E mesmo assim eu era feliz. Eu nem estava pensando se estava ou não feliz.

Quando corremos atrás da felicidade,  ficamos excessivamente preocupados conosco mesmo, e é neste momento que o ego e sua preservação entram em jogo. Começamos a separar-nos do
mundo, e nos preocupar em nos proteger, proteger nós mesmo e nossa felicidade do mundo.

Quando se começa a pensar em encontrar a felicidade, torna-se a felicidade em uma coisa. Mas nunca encontramos a tal “coisa”, pois ela não é uma “coisa”, e sim um estado de espírito.
Lí algo hoje que diz:

"Corra atrás de todos os desejos que você quer sem se  importar, mas NUNCA os amarre em sua felicidade".

Quando eu me encontro triste, eu faço uma coisa para ficar feliz. Eu me esqueço de mim mesmo e faço meditação. E eu paro de me preocupar com o meu próprio sentimento de tristeza.

Na maioria das vezes, não é o sentimento ruim que dói. O pensamento de que o sentimento ruim está machucando você é o que realmente dói. Por isso a importância do pensamento.

 Quero pensar sobre esta  última frase por um instante.

Henry David Thoreau disse muito bem quando falou:

“A felicidade é igual a uma borboleta, quanto mais você corre
atrás mais ela se afasta. Daí um dia você se distraí e ela pousa
no seu ombro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário