13 junho 2013

Prefiro ser feliz do que ter razão


|| Quantas vezes nos envolvemos em uma discussão, chegando até mesmo a perder a calma, apenas porque queremos provar nosso ponto de vista?
Todos nós fazemos isso e eu, todavia, faço isso - todos nós precisamos convencer o outro de que nossa opinião é a correta. É como se o outro fosse um espelho a nos devolver a imagem que desejamos possuir: se convencemos o outro é quase como se estivéssemos convencendo a nós mesmos. O problema é que, em alguns momentos, você sofre um desgaste energético enorme!
Mas, quem tem certeza do que pensa e do que diz não precisa que o outro concorde com seu ponto de vista. Apenas sabe ou pensa, e pronto! as pessoas não têm a obrigação de concordar com tudo o que você acha do mundo porque cada um enxerga o mundo através de seus próprios olhos. Não existem certezas ou verdades absolutas que valem para todos; por enquanto, a única delas é a inevitabilidade da morte. Então, a um triz de perder a calma, não preciso convencer ninguém. E, que direito penso ter de fazer com que outra pessoa acredite no que eu digo?".

Dar a razão ao outro também é um gesto de humildade e amadurecimento. ||

Nenhum comentário:

Postar um comentário